top of page
Buscar
  • Foto do escritorMatheus Daibs

Review Electro-Voice ZLX 12 e 15

Atualizado: 6 de jul.

Resumindo:

Qualidade sonora excepcional, ecossistema rico, construção excelente, e surpreendentemente leve, a linha ZLX nos impressionou desde o primeiro teste. Muito raramente nos deparamos com um produto deste calibre. Mesmo custando menos do que a maior parte dos seus concorrentes, as caixas superam todas as expectativas. Sem medir palavras, a linha ZLX é fenomenal. Testamos extensivamente os modelos de 12 e 15 polegadas, e neste review, nossos comentários se aplicarão à ambos.



Primeiras impressões:

A primeira coisa que percebemos quando recebemos as nossas ZLX 12s foi o peso (ou a ausência dele), são caixas extremamente leves. Não sabemos exatamente o tipo de engenharia que foi utilizada aqui, mas uma caixa tão potente e tão bem construída não deveria pesar 15kg.

Evidentemente as caixas são feitas de plástico, mas apresentam um acabamento emborrachado, ligeiramente mais premium do que boa parte da concorrência.


O design é típico de uma caixa profissional, imponente e minimalista. Certamente não chama a atenção e não tem nada de especial, mas é bonito e elegante.


Quando se trata de conectividade: Temos 2 entradas hibridas XLR/P10 (com amplificação de linha e microfone), uma entrada P2 e bluetooth de curto alcance. Para enviar o sinal de uma caixa à outra, temos uma saída XLR.


Em uso:

O que realmente nos encantou nas ZLX, foi a qualidade sonora. Os graves são profundos e impactantes, os agudos são claros e brilhantes, mas são os médios incrivelmente vivos e detalhados que mais nos impressionaram. As caixas lidam maravilhosamente com qualquer tipo de música, mas vocais são particularmente realçados.


Graças ao seu DSP, as caixas têm alguns perfis predefinidos, além de um ajuste preciso de graves e agudos. Uma função não encontrada em boa parte da concorrência é o ajuste do crossover. Por meio deste mecanismo, as frequências graves das caixas podem ser precisamente ajustadas para que não conflitem com subwoofers. Aqui vemos que a ZLX além de ser um produto muito completo por si, também faz parte de um ecossistema muito bem consolidado composto por outros produtos da Electro-Voice. Basicamente, todos os subwoofers da marca tem um crossover pré-definido e as frequências podem ser automaticamente ajustadas de acordo com os produtos a serem pareados. Sem nenhuma necessidade de ajuste manual, pode-se montar um setup completo de caixas altas e graves em apenas alguns cliques, para eventos com mais de duas caixas, este tipo de “automatização” é incrivelmente conveniente e muito apreciado por nós.


O resultado da combinação de todas as características que mencionamos, é uma caixa de som que recomendaríamos para eventos de todos os tipos, com até 50 convidados (60 para a versão de 15 polegadas), onde a qualidade sonora é uma prioridade. Lembrando que nossas estimativas são feitas utilizando um par de caixas do mesmo modelo.

Conclusão:

O nicho de PAs de 500 watts RMS (1000 watts de pico) é possivelmente o mais concorrido do mercado quando se trata de caixas profissionais. Qualquer tipo de músico profissional, seja um DJ, cantor, ou uma banda eventualmente vai ver a necessidade de adquirir pelo menos uma caixa deste porte para as suas apresentações. As opções são inúmeras, e no meio de um mercado um tanto quanto saturado, a linha ZLX da Electro-Voice é, em nossa opinião, a que mais se destaca neste seguimento. Amamos estas caixas.


Gostamos:

  • Excelente qualidade sonora

  • Surpreendentemente leve

  • Perfis sonoros bem definidos

  • Bi-volt automático

  • Ecossistema rico e bem integrado

Não Gostamos:

  • Bluetooth de muito curto alcance

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page