Review JBL JS-15BT
- Lucas Maia
- 3 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de jan.
Resumindo:
A linha JS de PAs profissionais de entrada da JBL (posteriormente substituída pela linha MAX) tem como proposta trazer a assinatura sonora da marca por um preço relativamente acessível, sem sacrificar a qualidade de sua construção. É uma caixa de som agradável, mas que deixa a desejar quando se trata de potência real. Uma boa opção para eventos de pequeno porte ou como monitores de palco. A JS tem modelos de 10, 12 e 15 polegadas, e nesse review, nossos comentários sobre a qualidade de som serão referentes ao modelo de 15 polegadas. Comentários relacionados às funções e à qualidade de construção se aplicam a todos os modelos.
Primeiras impressões:
O design da JS foge um pouco daquele que foi adotado por outras marcas (e outras linhas de PAs da própria JBL), não é um design particularmente ofensivo, mas é ligeiramente fora do padrão.
Ela é feita de plástico e tem um bom acabamento, podemos atestar que é uma caixa bem resistente.
As opções de conectividade são bem compreensivas, com entradas P2, XLR, RCA, USB e Bluetooth (de curto alcance) e uma saída XLR para conectar a caixas adicionais. Em sua lateral, podemos encontrar um equalizador de 5 bandas, para ajustar conforme a aplicação ou preferência.
Em uso:
Quando se pensa em alugar caixas de som para eventos, o mais importante tende a ser o som em si, tanto em termos de potência, quanto em qualidade. É neste aspecto que nos deparamos com a grande limitação da linha JS. Devido à sua potência de 200 watts, um par de JS 15 simplesmente não é o suficiente para atender confortavelmente eventos com mais de 20 pessoas (principalmente em espaços abertos), o que é uma pena, já que o perfil sonoro da caixa agrada e muito. A JBL, como marca, não é conhecida por ter um som particularmente cirúrgico ou equilibrado em termos de respostas de frequência, mas é inegavelmente gostoso de se ouvir. A ênfase nos graves e frequências mais baixas é nítida, mas não é exagerada e os agudos e médios são suficientemente presentes para que isso não seja um problema, o resultado é uma caixa que funciona muito bem com quase qualquer estilo musical e é bem elogiada por quem aluga conosco.
Conclusão:
De certa forma, a linha JS vive em um limbo. É uma caixa de som que apesar de muito boa em termos de qualidade, é relativamente fraca em termos de potência. Certamente existem caixas mais potentes que podem ser encontradas por valores similares sem o “perfil JBL”, tanto em questão de qualidade de som quanto em confiabilidade. É uma boa opção para eventos pequenos ou como monitores de palco, desde que as suas limitações sejam respeitadas.
Gostamos:
Boas opções de conectividade;
Bluetooth integrado;
Perfil sonoro agradável;
Equalizador de 5 bandas;
Construção sólida.
Não gostamos:
Limitada por conta de sua potência de apenas 200W;
Bluetooth de muito curto alcance;
Design não convencional
Bi-volt chaveado.
#Review JBL JS-15BT
Comentarios